quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Homem-Aranha indiano

Versão indiana do Homem-Aranha:
Fonte: Universo HQ


Spider-Man India, a versão indiana do Homem-Aranha, resultado de uma parceria entre a Marvel Comics e o Gotham Entertainment Group, lançada em 2004.

No lugar de Peter Parker, temos o jovem Pavitr Prabhakar, que vive em Mumbai (antiga Bombaim). A revista é feita pelo artista indiano Jeevan J. Kang, com auxílios dos editores do Gotham Group, Sharad Devarajan e Suresh Seetharaman.

O Gotham Entertainment Group é a editora e licenciante de diversos produtos americanos para o sudeste asiático. Sua linha de quadrinhos inclui: Marvel, DC, King Features Syndicate, Dark Horse Comics, revista Mad e materiais da Warner Bros.

Edições locais de quadrinhos americanos têm sido publicadas pelo grupo desde 1997, em línguas como inglês, bengali, hindu, tamil e malayalam, entre outras.

E a intenção do Grupo Gotham é ampliar, de maneira agressiva, o mercado de super-heróis no sudeste asiático.

A versão indiana do aracnídeo mistura as origens e poderes conhecidos com os temas étnicos e mitológicos daquele país.

Além do Aranha (Pavitr Prabhakar), outros personagens típicos de sua revista também foram recriados. Mary Jane virou Meera Jain, Tio Ben chama-se Tio Bhim, Tia May será Tia Maya, e Norman Osborn transformou-se em Nalin Oberoi.

Segundo os editores, Pavitr (Peter Parker) vem de um pequeno vilarejo e sofre com as mudanças da cidade grande. É hostilizado na escola, os colegas o chamam de caipira e ele não possui amigos, exceto Meera Jain (Mary Jane), que também veio de um vilarejo e entende seu sofrimento.

Jeevan, o artista de Spider-Man India, também está bastante satisfeito. Afinal, este é seu primeiro trabalho publicado, e os editores o elogiaram bastante.

O primeiro arco tem quatro partes e é uma história completa.

Além do Homem-Aranha, o Grupo Gotham tem outros planos, que incluem até mesmo personagens e super-heróis originais, que estão sendo criados em seu estúdio em Bangalore.

Para conhecer mais sobre os quadrinhos da Índia, confira a coluna Quadrinhos pelo Mundo, de Sonia M. Bibe Luyten.


Nenhum comentário:

Pesquisa