sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Clarim Diário - Homem-Aranha


Clarim Diário
Fonte: Site oficial da Marvel

O Clarim Diário (Daily Bugle em inglês) é um jornal fictício sediada em Nova Iorque e é um dos mais importantes jornais do Universo Marvel e apareceu pela primeira vez em Fantasti Four #2. Esta empresa surgiu em 1897 e seu atual editor-chefe é J. Jonah Jameson. Nesta empresa trabalha ou trabalhou centenas de pessoas como o fotógrafo freelancer Peter Parker e em toda a "era J. J." o Clarim é notado por ser "anti-super-heróis mascarados".


Fundado em 1897, o Clarim Diário foi comprado algumas décadas após o seu início pelo empresário William Walter Goodman. Em 1939, quando o Tocha Humana andróide e Namor, o Príncipe Submarino começaram alternadamente aterrorizar e proteger a cidade, o fotógrafo do Diário, Phil Sheldon, imortalizou muitas das suas explorações. Na seqüência do Capitão América, estreiada no final de 1940, o repórter do Clarim, Jeff Mace, rapidamente se tornou um dos seus imitadores como o uniformizado Patriota, embora ele tenha sido tão freqüentemente ativo contra o mal como a correspondente Mary Morgan e o freelancer Jack Casey, enquanto C. Thomas Sites e outros fizeram crônicas das missões de batalhas do Howling Commandos.

Nas últimas décadas, o destino do Clarim ficou inexoravelmente ligada com o de J. Jonah Jameson, conhecido por revelar informações secretas das missões dos tempos de guerra dos Invasores. Jameson, inspirado pelo último editor do Diário, Walter "Old Man" Jameson (muitas vezes erroneamente assumido como sendo o pai de Jonah) imitando a seu penteado flat-top e bigode. Ele cresceu no Clarim Diário como office-boy, repórter, editor e editor-chefe, defendendo os direitos civis e se opondo ao crime organizado. Com o dinheiro de sua herança, J. J. Jameson comprou o Clarim Diário, jornal para o qual ele tinha dedicado sua vida.

Nos últimos anos, a obsessão de Jameson com Homem-Aranha tem moldado a perspectiva do Diário em relação aos super-heróis, centrado na suspeita com vigilantes mascarados e super-homens com proezas que ultrapassam o simples heroísmo humano. Os escritórios do Clarim têm situado as batalhas do Homem-Aranha com o Dr. Octopus, o Mosca, o Escorpião, o Abutre (Adrian Toomes) e muitos outros. O edifício do Diário foi destruído duas vezes durante essas batalhas, uma vez por Graviton e uma vez pelo Duende Verde (Norman Osborn), mas foi reconstruído, cada vez permanecendo mais ativo do que nunca. O Clarim, formalmente, apoiou a recente aprovação da lei de registro dos super-heróis, mas a exposição de longa data do fotógrafo do Clarim, Peter Parker, como Homem-Aranha tem minado a credibilidade do jornal.




J. Jonah Jameson
Editor





Joe Robertson
Redator-chefe





Peter Parker
(Homem-Aranha)
Fotógrafo




Nenhum comentário:

Pesquisa