segunda-feira, 17 de março de 2008

Perfil: Capitão América ( Marvel )

Capitão América:
(Captain America)

Nome verdadeiro:
Steven "Steve" Rogers

Local de Nascimento:
Nova York, Nova York, EUA

Primeira Aparição:
Captain America Comics #1 (1941)
(Imagem mais abaixo)

Habilidades:

Físico perfeito
Incrível atleta
Escudo de Adamantium
Grande inteligência
Grande Agilidade
Excelente combate corpo-a-corpo


História:

A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços americanos para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o "soro do supersoldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de supersoldados.

Em 1964, a Marvel reviveu o Capitão América ao revelar que ele tinha caído de um avião experimental no Atlântico Norte nos últimos dias da guerra e que passou as últimas décadas congelado, num estado de morte aparente ("suspended animation"). O herói ressurgiu com uma nova geração de leitores como o líder de um grupo de super-heróis conhecido como os Vingadores e em novas histórias solo.

Suas primeiras histórias solo foram lançadas na revista Tales of Suspense, dividindo as páginas com aventuras do Homem de Ferro. Nelas, a dupla Lee/Kirby procuraram justificar um super-herói sem poderes, apresentando o Capitão como "o maior lutador do mundo", enfrentando vilões representantes de modalidades de lutas como o Sumô ou o francês Savate (Batroc). Mas seus inimigos frequentes eram os nazistas e os neo nazistas, como o Caveira Vermelha e a H.I.D.R.A. Também haviam aventuras em que ele se ligou a agência de espiões S.H.I.E.L.D, que enfrentava inimigos tecnológicos como Modok e a I.M.A. Nos anos 70 enfrentou o Império Secreto, uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan, num arco de histórias em que os X-Men e vários mutantes foram caçados e capturados pelos criminosos. Também nessa época iniciou sua parceria com o super-herói negro Falcão. Mais tarde enfrentaria a Força Nacional, outra organização racista e ultraconservadora. Nesse confronto seria dado como morta sua namorada e agente secreta Sharon Carter (Agente 13).

Apesar da reformulação dos anos 60, foram feitas novas aventuras ambientadas na época da II Guerra, quando seu parceiro era o garoto James Buchanan Barnes, vulgo Bucky. Ambos e mais Namor e outros heróis menos conhecidos dos anos 40, formaram o super-grupo Os Invasores.

E no dia 07 de fevereiro de 2007, após a conclusão da saga Civil War, Capitão America foi morto. Não por um supervilão, mas por um sniper.

Vídeo com algumas imagens:



Fonte: Marvel.com e Wikipédia

Um comentário:

urian disse...

acho que nao deveriam matar um super heroe que atravessou decada por causa de falta de criatividade.
poderian ter ajustado ele para essa epoca atual como fizeram para varios super heroes.

Pesquisa