segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Halloween: Frankenstein


Livro (1831):

Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.

Filme (1931):

Ainda considerada como a versão definitiva do filme, o conto clássico de tragédia e horror de Mary Shelley, Frankenstein fez o desconhecido ator Boris Karloff uma estrela e criou um novo ícone de terror. Junto com o grande sucesso Drácula, publicado anteriormente no mesmo ano, lançou a Universal Studio em sua época de ouro dos filmes de terror, dos anos 30.

Frankenstein foi saudado com gritos, gemidos, desmaios e feitiços em seu lançamento inicial, obrigando a Universal à adicionar um aviso em que Edward Van Sloan aconselha quem tem problemas de coração para deixar o cinema imediatamente. Se não o fizerem: "Bem... nós avisamos."

Elenco:

* Colin Clive .... Henry Frankenstein
* Mae Clarke .... Elizabeth
* John Boles .... Victor Moritz
* Boris Karloff .... Monstro
* Edward Van Sloan .... Dr. Waldman
* Frederick Kerr .... Barão Frankenstein
* Dwight Frye .... Fritz
* Lionel Belmore .... Herr Vogel

Vídeo - Filme:



10'02"
Frankenstein - 1931
Gênero: Terror, ficção e gótico.
Diretor: James Whale
Duração: 71 min.
Produtora: Universal
* Violência média

Um comentário:

M a r c e l o disse...

Você foi indicado ao MEME
http://bonodavi.wordpress.com/2008/10/21/indicado-ao-meme/

Pesquisa