sexta-feira, 13 de março de 2009

Apollo 9 retorna à Terra!


Isso mesmo... Apollo 9 retornou à Terra dia 13 de março de 1969, 40 anos atrás.


Fonte: Wikipédia

A Apollo 9 foi uma missão tripulada do Projeto Apollo que teve como principal objectivo testar o equipamento, principalmente o Módulo Lunar (a "Aranha"), em órbita da Terra. A missão decolou em 3 de Março de 1969. A tripulação era formada pelos astronautas James McDivitt, David Scott e Russell Schweickart.

Originalmente planejada para ser a primeira missão a orbitar a Lua, acabou por ser uma missão de testes de equipamento em órbita da Terra devido a mudanças no cronograma do Projeto Apollo. A mudança foi ocasionada pelo envio da Apollo 8 para circum-navegar a Lua, numa tentativa bem sucedida de passar a frente da URSS na corrida pela conquista da Lua.

Esta foi a primeira missão que decolou com a nave Apollo completa com as suas três partes: Módulo de Comando, Módulo de Serviço (cujo conjunto era chamado de Módulo de Comando e Serviço Apollo) e Módulo Lunar.

A missão envolveu diversas atividades de rendez-vous (aproximação em órbita), acoplamento (entre o Módulo Lunar e o Módulo de Comando), e atividades extra-veiculares (Schweickart executou um EVA de 37 minutos).

A missão ocorreu a 190 km de altitude, durante 10 dias e 1 hora ou 151 órbitas da Terra.

Nenhum comentário:

Pesquisa