quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Especial: Ditados Populares


Começa hoje - agora! -, aqui no Blog Hey! Dog, o "Especial Provérbios"... Onde, em cada dia, serão postadas listas com ditados populares, bem como imagens e qualquer outra coisa que tenha a ver com eles.

A postagens referentes ao especial estão no marcador Imagem / Frase do Dia.


O que é... Ditado popular ou provérbio
Fonte: mulhervirtual.com.br

Máxima, breve, popular; adágio, anexim, ditado: pequena comédia que tem por entrecho o desenvolvimento de um provérbio.

É máxima sentença, popularizada ou consagrada pelo uso, a qual é menos vulgar, que o adágio e de moral mais segura e severa. Pode ser de autor desconhecidos ou conhecidos como os do "Salomão" - "Até o insensato passará por sábio se estiver calado, e por inteligente se conservar os lábios fechados".

Ditados populares: de onde surgiram?

Ditado, como o próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos.

Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Historiadores e escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares, mas essa tarefa não é fácil.


"SANTINHA DO PAU OCO"

Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.

"NÉVOA BAIXA, SOL QUE RACHA"

Ditado muito falado no meio rural. A Climatologia o confirma. O fenômeno da névoa ocorre geralmente no final do inverno e começo do verão. Conhecida também como cerração, a névoa fica a baixa altitude pela manhã provocando um aumento rápido da temperatura para o período
da tarde.

"SEM EIRA NEM BEIRA"

Significa pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado , então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".

Nenhum comentário:

Pesquisa