terça-feira, 11 de novembro de 2008

Curiosidade: "Cuspido e escarrado"


Provérbio:
"C
uspido e escarrado"
Fonte: migalhas.com.br

Verbete : Cuspido

[Part. de cuspir.]

Adj.

1. Em que se cuspiu: 2

2. Fig. Ultrajado, abocanhado.

Cuspido e escarrado.

1. Exatamente como; tal qual; sem tirar nem pôr; direitinho, escritinho, escarrado; escrito e escarrado; escarrado e cuspido: "Este menino é o avô, cuspido e escarrado; Saiu ao pai, cuspido e escarrado."



- Trata-se de expressão indevida e equivocada, que bem possivelmente se obteve popularmente pela deterioração de esculpido e encarnado.

- O correto, então, é que alguém diga: "O investigante era o próprio investigado esculpido e encarnado"; e não: "O investigante era o próprio investigando cuspido e escarrado".

- Usado no linguajar do povo, o último modo de exprimir, segundo Arnaldo Niskier, "só deveria ser empregado quando o sentido fosse pejorativo".

- Também seria de se pesquisar eventual similaridade com o inglês, em que se tem, nesse sentido, a expressão spitting image, que pode ser literalmente traduzida como imagem cuspida (diz-se, assim, que alguém é a spitting image de alguém).

- Não parece, por fim, ter fundamento consistente nem verossimilhança a explicação de alguns que vêem a expressão considerada como corruptela de esculpido em (mármore de) carrara.

Nenhum comentário:

Pesquisa